(54)

Tijolo Ecológico

A composição de uma obra necessita contar com elementos que garantem sua durabilidade e qualidade daquela estrutura, porém, muitos desses materiais podem ser prejudiciais para o meio ambiente. O tijolo ecológico vem se tornando uma referência para deixar uma construção mais adequada sobre o padrão sustentável que o mercado oferece.

Onde encontrar o tijolo ecológico?

A Mach Blocos é um negócio familiar que partiu da iniciativa da produção de tijolos ecológicos. O seu objetivo é ampliar o seu ramo de atuação para diminuir o impacto ambiental com produtos que contenham essa estrutura sustentável. As suas atividades começaram em 2012 e já ganham destaque no mercado. Realize um orçamento e veja os melhores preços do mercado.

Tijolo ecológico: preservando o meio ambiente e a estética da casa

O tijolo ecológico vai muito além das peças de alvenaria comuns utilizadas em construções, sendo feito em um processo diferente, não agride o meio ambiente. Cada vez mais popular, seu valor e durabilidade são grandes aliados daqueles que querem construir ou reformar a casa, tornando-a mais sustentável.

Saiba mais sobre tijolo ecológico.

O que é tijolo ecológico?

Tijolo ecológico é o nome dado ao tipo de blocos feitos a partir do material encontrado no solo da obra, sem o uso de fornos para queima, processo que gera a emissão de gases poluentes para a atmosfera, o que torna o efeito estufa ainda mais proeminente.

O tijolo ecológico como conhecemos pode ser feito com diversos materiais diferentes, levando em consideração o que compõe o solo e quais os materiais disponíveis na obra. Por isso é necessário contar com profissionais que entendam a consistência ideal da massa que virá a se tornar o tijolo.

Existem tijolos ecológicos feitos com argila para encaixe a seco, reaproveitando resíduos (bagaços de cana, cinzas, entre outros) e solo-cimento. Este último costuma ser a opção mais utilizada, sendo produzido com uma parte de cimento para oito de solo.

Tratando-se dos formatos, existe o tijolo comum (apropriado para ficar aparente em uma decoração mais rústica), mas também o com dois furos. O modelo com dois furos é prático, pois os sistemas de encanamento e estruturas podem ser encaixadas dentro deles.

Para entender de forma mais profissional e específica se sua obra está segura utilizando tijolos feitos com o próprio material disponível, basta verificar se o controle de qualidade segue os parâmetros seguem os de solo em cimento (NBR12023:2012) e para compactação (NBR12025:2012).

Existem empresas como a Mach Blocos especializada na produção e comercialização de tijolos ecológicos. Desta forma é possível ter certeza de que sua casa ou estabelecimento estará seguro no ato da construção.

Diferença entre tijolo convencional e tijolo ecológico

De forma resumida, a diferença entre um tijolo convencional e o tijolo sustentável está no processo de fabricação, mais especificamente na última etapa.

Um tijolo convencional é produzido com argila, terra e cimento, moldado dentro do padrão e deixado para secar. A fim de torná-los mais resistentes, são colocados dentro de fornalhas que emitem quantidades absurdas de dióxido de carbono, o famoso CO2, que potencializa o efeito estufa e é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Por sua vez, o tijolo ecológico pode ser feito reaproveitando resíduos que seriam descartados e não passa pela etapa da fornalha. Desta forma ele se torna um amigo da natureza e também das construções, afinal, sua resistência é igual ao de um tijolo comum.

Um tijolo comum é resistente, mas ainda assim é frágil se levarmos em conta que continua sendo feito a partir de materiais compactados, mas quebráveis. Ou seja, comparando a resistência entre o convencional e o sustentável, além da resistência ser igual o ecológico acaba ganhando por seus benefícios ao meio ambiente.

Esteticamente falando, o tijolo ecológico pode não pedir por determinados acabamentos, pois sua aparência é agradável mesmo sem gesso ou argamassa. Nos últimos anos seu uso vem crescendo pelo aspecto rústico chic que dá ao ambiente quando deixado em exposição.

Benefícios do tijolo ecológico

Sendo tão útil e benéfico como o tijolo ecológico, ele nunca poderia ser mencionado sem discutir também suas diversas vantagens. Esse tipo de bloco é comprovadamente um investimento na sustentabilidade, mas também na boa aparência da casa e modernidade da construção.

Alguns de seus benefícios incluem:

  • redução da demanda energética;
  • aproveitamento de resíduos diversos;
  • geração de oportunidades locais;
  • melhoria da produtividade;
  • facilidade de execução;
  • redução dos resíduos de construção;

Para mais informações e fazer um orçamento personalizado, entre em contato com a Mach Blocos através do telefone, WhatsApp, e-mail, formulário disponibilizado pelo site ou visitando nossa sede em Ronda Alta, cidade localizada no Rio Grande do Sul.